25 de fevereiro de 2016

Português ursino. Pleonasmos e falsos cognatos.


Hoje vamos falar sobre língua portuguesa. Não pare de ler. Não será uma daquelas aulas chatas da época do colégio.

Falaremos sobre dois tópicos, em particular, que são muito usados no meio ursino. Principalmente em algumas definições entre os próprios URSOS.

Vem tomar banho com o papai, vem? Eu vou toda hora! (Foto retirada de redes sociais na internet. Postadas com status público!)

O primeiro tópico, caros alunos… brincadeira… queridos leitores é o PLEONASMO. Vamos à definição gramatical:

Pleonasmo é uma figura de linguagem usada para intensificar o significado de um termo através da repetição da própria palavra ou da ideia contida nela. A palavra pleonasmo tem origem no latim "pleonasmu" e significa redundância. É um circunlóquio, circunlocução.

Essa figura de linguagem, essa circunlocução é usada frequentemente em nosso meio, mas nada melhor para explicar uma regra gramatical do que exemplos:

“Sobe lá em cima e chame a sua mãe.” subir já é lá em cima. Não tem como subir pra baixo ou descer pra cima.

Agora, veja só que interessante a frase. “O meu professor é gay.” Típico pleonasmo, pois a frase é totalmente redundante. Não é necessário repetir a palavra gay. Professor gay é um pleonasmo.

Mais uma frase. “O enfermeiro é gay.” Aqui você consegue identificar o pleonasmo?

E aqui? “O cabeleireiro é gay.”

Definitivamente não quero mais meu travesseiro. Que barriga é essa? (Foto retirada de redes sociais na internet. Postadas com status público!)

Já em outras construções você não vê a figura do pleonasmo.

Já que falamos de construção vamos aos exemplos:

“O pedreiro é gay.”
“O pedreiro é hétero.”

Em qual das duas acima ocorre o pleonasmo? Você já sabe identificar!

Fui falar em construção e isso me fez perder a linha de raciocínio. Esse ambiente é um celeiro de beldades ursinas.

Pedreiros, apontadores, encarregados, vigias, mestre de obras, operadores de máquinas pesadas, caminhoneiros, fiscais, técnicos em segurança do trabalho, engenheiros, arquitetos.

Uma loucura! Sem falar que as partes da obra já finalizadas após o expediente de trabalho são usadas como… ah você sabe né? colchonete no chão e o céu é o limite!

Que tetéias! Meu caminhão é pequeno demais pra isso tudo! Reparem nas sunguinhas! (Foto retirada de redes sociais na internet. Postadas com status público!)

Vou me concentrar e voltar ao tema. Mas vamos dar à César o que é de César. Tem cada pedreiro, cada caminhoneiro e cada vigia que faz qualquer URSO perder seu norte.

Agora vamos… Mente limpa… imagine um quadro branco e não pense mais em construção, pelo menos por enquanto.

Vamos falar agora do outro tópico. Você ainda lembra, não? Então, vamos analisar os “falsos cognatos”.

São palavras que parecem ter um significado, mas na verdade tem outro completamente diferente e muitas vezes significam o oposto.

De novo vamos ver alguns exemplos:

Um urso diz: “Sou versátil.“ Aqui está bastante claro. “Versátil”, aqui, significa passivo.

Um outro urso diz: “Sou ativo.” Aqui já fica mais difícil. “Ativo” quando pronunciado por um urso pode significar ativo ou, em muitos casos (muitos mesmo), pode significar passivo.

Papai e papai! Estou com medo posso dormir na cama com vocês? Woof! (Foto retirada de redes sociais na internet. Postadas com status público!)

Outro exemplo em que fica fácil identificar o falso cognato. “Sou hétero e só curto sarro, beijo na boca e tocar e ser tocado no p_ _.” Aqui é muito fácil. “hétero” aqui quer dizer gay.

Agora um exemplo derradeiro ou você acabará doido e não é esse o objetivo de nosso BLOG:

Você acaba de conhecer um ursão que tem tendências SM (sadomasoquista) na primeira vez que vocês ficam ele diz: “Não se preocupe vou colocar devagarinho”. Novamente fica claríssimo. “Devagarinho”, aqui, tem significado composto. Equivale a rápido, com força e introduzido completamente.

Agora você já compreendeu as nuances da língua portuguesa no meio ursino. Claro, existem muitas outras regras urso-gramaticais a serem estudadas.

Mas acho que o aprendizado tem que ser devagarinho (também aqui devagarinho pode ter o significado acima descrito, depende do que você vai estar aprendendo).

Delícia de ursão! Arrepio só de tentar imaginar o que ele pode estar pensando! (Foto retirada de redes sociais na internet. Postadas com status público!)

A partir de agora você não será pego de surpresa quando estiver teclando com aquele urso maravilhoso em um site de ursos, growlr, facebook ou qualquer outra rede social-ursina.

Pra finalizar algumas dicas importantes, pegadinhas que podem ocorrer no uso da nossa língua.

Leia e reflita sobre as frases abaixo:

“Você tem foto.” foto = foto pelado
“Tem 22cm.” Pode ficar tranquilo tem 14cm ou menos.
“Gostei de você!” = Quero te comer.
“Quero te ver!” Mesmo significado acima.
“Você vem sempre aqui?” Eu tô sem assunto começa o papo você!

Aproveite as dicas e seja feliz.

Gostou deste post? Então, comente aí logo abaixo e não esqueça de compartilhar com seus amigos!

Woof!
Woof!
Woof!

Compartilhe com os botões abaixo:
Compartilhe no seu BLOG!Compartilhe no Tumblr!Compartilhe no FACEBOOK!Compartilhe no TWITTER!Compartilhe no GOOGLE PLUS!Se você estiver em um CELULAR compartilhe no WHATSAPP!

Nenhum comentário:

Postar um comentário